Coaching de Emagrecimento

                             
              COMO O AUTO COACHING TEM ME AJUDADO?

Há anos venho tentando, sem sucesso, todo o tipo de dietas mirabolantes. Todas essas tentativas só têm me trazido frustrações e desânimo.

O fato é que, quando cheguei ao auge da minha obesidade, com 120 kilos, eu já não tinha força nem motivação para nada. Eu tinha que perder 60 kilos e, onde buscar motivação? Nada me parecida inspirador.

Como todo ano em sua virada, estipulei várias promessas do que queria conseguir em 2013 e obviamente, emagrecer fazia parte dos itens prioritários dessa lista.

Comecei então uma nova tentativa de dieta em janeiro e o resultado foi o mesmo: uma dieta aqui, outra ali. Tentava todos os chás e dicas de emagrecedores e, já chegando ao 6º mês eu havia eliminado apenas 7 kilos. Muito bem, só que ainda restavam 53kg, e finalmente me “caiu a ficha”, quando percebi que eu estava andando sem rumo, sem uma meta definida, sem saber para onde ir.

Criei vergonha na cara, arregacei as mangas, e comecei a colocar em prática tudo o que eu já tinha aprendido sobre coaching. Ano passado eu havia feito um curso de Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Aprendi ferramentas poderosíssimas que jamais havia colocado em prática em minha própria vida. Então era hora de começar, afinal, eu tinha que aplicar em mim mesma (autocoaching) tudo aquilo que havia aprendido para aplicar nos outros. Lápis e papel na mão, comecei a traçar minhas metas e definir estratégias. O resultado foi o seguinte:

De janeiro ao começo de junho foram 7 kilos eliminados, sem meta, sem estratégia (5 meses = 7kg)

De junho (10/06) a setembro (30/09) foram 20 kilos eliminados, com meta, com estratégias, quando comecei a trabalhar o autocoaching (3 meses e 3 semanas = 20 kg).

Agora eu posso dizer, na prática, que o segredo está no planejamento, na estipulação de metas, e levantamento de estratégias. Sem isso, a caminhada fica bem mais difícil. Bem, mas estou falando muito sobre coaching, sem nem explicar o que é. Vamos lá.


O que é Coaching

Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal, que visa elevar a performance de um indivíduo ou grupo, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas. Combinando prática e procedimentos distintos, o processo de coaching visa dar suporte às pessoas para que criem uma vida ideal, equipando-a com as ferramentas adequadas para uma mudança que levará ao sucesso, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes naquilo que se propõem a fazer, ampliando suas realizações e conquistas. 

O processo de coaching leva o indivíduo a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Nesse processo são transmitidas técnicas comportamentais, psicológicas e emocionais, aumentando significantemente a capacidade do indivíduo, levando-o a alcançar os objetivos estabelecidos.

Resumido, através do coaching o indivíduo será capaz de uma mudança significativa e definitiva, a fim de alcançar quaisquer resultados desejados.


Coaching de emagrecimento

Em tantos anos buscando a “dieta perfeita”, sem chegar a lugar algum, cheguei à seguinte conclusão: toda dieta emagrece! Todas elas, sem exceção!

Mas então, por que tentamos tanto e nunca conseguimos? A resposta é simples: não é a dieta que vai me fazer emagrecer, e sim as minhas atitudes. É preciso FOCO, é preciso META, são necessárias ESTRATÉGIAS que me levem a alcançar aquilo que desejo.

  • Não sou eu quem vai se adaptar à dieta, é a dieta que irá se adaptar às minhas necessidades.

Em se tratando de um processo de emagrecimento, não sou eu quem vai se adapatar à dieta, é a dieta que irá se adaptar às minhas necessidades. Esta é a chave de tudo. Quem compreender este princípio, já tem um bom caminho andado. Não é a dieta que vai dizer se eu posso ou não comer uma barra de chocolate. Eu adoro chocolate, vou ficar sem ele? Não! Vou me utilizar de estratégias inteligentes que me permitam tudo o que eu gosto de uma maneira coerente, sem que isso venha ser um fator sabotador.

Existe uma mentalidade errônea que vemos no meio das pessoas que fazem dieta: enfiei o pé na jaca e coloquei tudo a perder! Está errado! Através de um planejamento e de metas muito bem definidas, é possível sim, chegarmos aonde queremos na velocidade que pré determinamos.

Precisei mudar minha mentalidade e começar a trabalhar minhas metas para, finalmente, alcançar o que sempre desejei.

Para falar um pouco mais, vou colocar aqui abaixo um infográfico retirado da SBCoaching que melhor explica o Coaching de Emagrecimento.

Infográfico coaching para emagrecimento - See more at: http://www.sbcoaching.com.br/blog/saude/saiba-como-o-coaching-pode-ajudar-a-emagrecer/#sthash.dQ2SM4YT.dpuf